terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sonic & Sega All Stars Racing

A concepção original do eterno mascote da SEGA — provavelmente mais eterno que a própria empresa, a julgar pelas derrapadas recentes — parece ter legado dois inconvenientes para a presença do herói na atual geração de consoles. E o pior: ambas ligadas à indissociável imagem de “personagem veloz” dos primeiros títulos.

Em primeiro lugar, acabou ficando realmente complicado criar um título atual desvinculado da ideia da velocidade constante — embora títulos como Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood e Sonic and the Black Night representem tentativas mais ou menos dignas de nota. Já o segundo traz o problema atualmente encarado por Sonic & SEGA All-Stars Racing ao tentar jogar o herói dentro de (mais) um jogo de corrida. Quer dizer, para quê exatamente o personagem mais rápido do cosmo precisaria de reles carro?



Mas, ignorando temporariamente o paradoxo, surge ainda outro inconveniente: a trilha de derrapadas (com o perdão do trocadilho) deixada por outros jogos de corrida que apostavam na imagem do personagem. Em outras palavras, quem se arriscaria em um novo game de corrida protagonizado por Sonic, sendo que os ecos do temível Sonic Riders ainda se fazem sentir? Mas espere, algo pode mesmo ser diferente em Sonic & SEGA All-Stars Racing.

Escola Mario Kart

Embora a desenvolvedora Sumo Digital — cujo currículo ostenta Virtua Tennis além de um bom trabalho com a clássica série Out Run — tenha resolvido apostar na fórmula já tremendamente batida de Mario Kart, All-Stars Racing parece mesmo ter encontrado o seu próprio prumo.

Sim, trata-se ainda de um apelo descarado em torno dos personagens consagrados (uns menos e outros mais) da SEGA. Mas os resultados preliminares tem dado mostras de um título com vários resquícios de luz própria. Em primeiro lugar, pelo apuro da softhouse em desenvolver um título ao mesmo tempo simples e intenso — onde se percebe que o abandono da ideia original de não utilizar carros teve sua razão de ser.

Em outras palavras, em termos de mecânica de jogo, tudo aqui é regido pela fórmula que eternizou eterno jogo de corrida do encanador da Nintendo: velocidades absurdas, pouquíssimo apego com físicas realistas e — talvez a maior assinatura do título — a utilização das eternamente copiadas “trapaças legalizadas”, na forma de ataques, “boosts” de velocidade, etc.

Habilidades específicas, classes de veículos e moeda corrente

“Semelhanças” à parte, All-Stars Racing parece capaz de apresentar alguma assinatura em relação à sua matriz nintendista. Em primeiro lugar, pelas classes de veículos presentes. Embora inicialmente a ideia fosse colocar Sonic correndo sobre os próprios pés, Tails à bordo do seu inconfundível teco-teco e — pasme! — Gilius Thunderhead (Golden Axe, ainda não confirmado) à bordo de um dos esquisitíssimos animais de Golden Axe, ao final, foram incluídas classes muito bem definidas de veículos.

São quatro no total, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Carros de corrida são ótimos para pistas sólidas, sendo os mais velozes, embora penem em terrenos acidentados e/ou movediços. Os veículos “Off Road”, por outro lado, são exatamente o contrário. Já o “hoverboard” é o meio termo geral, sendo a opção mais razoável para qualquer terreno, enquanto as motos são... bem, são motos. Cada veículo conta ainda com um ruído único de motor.



Para deixar cada personagem ainda mais único, foram incluídas — além dos “power-ups” gerais para todos os personagens —habilidade exclusivas. Dessa forma, enquanto o idiossincráticos AiAi é capaz de se transformar em uma imensa bola de boliche, enquanto que Sonic pode ser transformar no lendário Super Sonic.

As habilidades podem ser disparadas sempre que um personagem estiver em desvantagem durante uma prova. Ao final, cada corrida ainda libera certa quantia de "SEGA Miles", qua podem ser gastas para comprar novos carros, pistas e personagens.

Assinatura SEGA

Mas a Sumo Digital também aposta as suas fichas em outro campo: o de tentar transformar All-Stars Racing em uma genuína homenagem ao universo SEGA. Quer dizer, além de acrescentar personagens inesquecíveis da empresa — embora alguns andassem meio por baixo —, todos os cenários trazem estilos e mesmo marcas que provavelmente farão qualquer SEGA-maníaco se sentir em casa.

Basta observar a pista Oceanic Ruins, uma paródia óbvia à fase de Sonic Heroes. O ainda Pinball HIghways, clássica fase de cassinos do ouriço, trazendo rebatedores, molas e lançadores, além do tradicional espetáculos em neon. Há também The Treetops, inspirado no universo de Super Monkey Ball. Cada uma delas ainda se apresenta superlotada de mísseis, turbo ou luvas de boxe.

De maneira geral, as pistas liberadas até o momento apresentam um ótimo estilo de design, embora versões preliminares do jogo tenham empacado um pouco na frame-rate (taxa de atualização de quadros) quando muitos personagens ocupam a tela. Mas, de maneira geral, textura, cores e brilhos (são muitos!) trazem um típico “feeling” Mario Kart, embora com a assinatura da SEGA.




Em relação aos personagens, espere encontrar praticamente tudo em relação às séries principais do ouriço, contando ainda com Ryo Hazuki (Shenmue), Alex Kidd, e Beat (Jet Set Radio). Alguns rumores ainda indicam Gilius Thunderhead (Golden Axe), Vyse (Skies of Arcadia) e a insana dupla Toe Jam & Earl (possivelmente via conteúdo para download).

Por fim, dada a competência da Sumo Digital com títulos da SEGA — sobretudo o “drift” maníaco Out Run —, não seria totalmente inocente esperar que Sonic & SEGA All-Stars Racing pudesse finalmente devolver o mascote mor da SEGA (e seus vários coadjuvantes) para um título expressivo. Quer dizer, sim, é uma cópia de Mario Kart. Mas isso pode ser bom, não?

SEGA & Sonic All-Stars Racing; PC

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