segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Projetos de Lei tentam restringir reprodução de conteúdos impróprios nos games



Hoje, o pessoal da INFO Online divulgou uma notícia interessante. Ao que tudo indica, a Câmara Federal procura reforçar a censura nos jogos eletrônicos através do Projeto de Lei 7320/10. O autor é o deputado Alfredo Kaefer, do PSDB-PR.
O projeto prevê a proibição de jogos com cenas de nudez, sexo, pedofilia, violência ou apologia a crimes em computadores públicos (lan houses, por exemplo). Além disso, aparece também a proibição da produção, importação, comercialização e locação desses produtos para uso não residencial.
Kaefer afirma que os games violentos “podem estar formando uma geração de pessoas insensíveis ao sofrimento”. Se a suposta lei fosse descumprida, o infrator seria detido de seis meses a um ano ou pagaria uma multa de três a 20 salários mínimos. Em caso de reincidência, a multa seria cobrada em dobro. Vale lembrar que, hoje, um salário mínimo equivale a R$ 510,00.
Os relatos da INFO ainda apresentam outro Projeto de Lei. O PL 7319/20, criado pela deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), tenta impedir a locação e a venda de jogos com cenas de violência a menores de 18 anos. A ideia é punir os infratores da lei com a perda do alvará de funcionamento.
Img_normal
Vidigal fez questão de relatar que alguns estados dos Estados Unidos já impõem restrições à venda desses games. Confira os relatos da deputada:
“Alguns desses jogos causam horror até em adultos. Eles banalizam a violência e mostram cenas chocantes da forma mais explícita. Não levam em conta nenhum valor moral ou ético e podem produzir distúrbios psicológicos nos menores.”

Fonte : Baixaki Jogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário